Quem Somos

SOMOS UM MUTIRÃO DE RELAÇÕES AGROECOLÓGICAS!

 

O Núcleo de Agroecologia Apêtê Caapuã (NAAC) foi criado em 2009 na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, no campus Sorocaba, pelo anseio de professor e alunos em compartilhar a extensão rural e pesquisa em agroecologia.

Configura-se como um grupo de ensino, pesquisa e extensão institucionalizado na universidade através do Programa de Educação Tutorial – PET Conexões e Saberes – Agroecologia e diante do CNPQ como Núcleo de Estudos em Agroecologia com o edital 058/2009 renovando recursos com os editais de fomento de núcleos 081/2013 e 016/2016.

Diversos espíritos criativos passaram pelo núcleo deixando um pouquinho de si… Atualmente o NAAC conta com 12 bolsistas PET e 5 voluntários que são alunos de graduação dos cursos de Geografia, Biologia Bacharelado, Biologia Licenciatura, Pedagogia e Engenharia Florestal; dois professores colaboradores e três voluntários formados.

Dentro das premissas da Agroecologia enquanto ciência e movimento, o NAAC busca levar a extensão universitária no campo, prestando assistência técnica e troca de saberes com agricultores familiares em assentamentos da reforma agrária, propriedades rurais, quilombos entre outras comunidades tradicionais da região sorocabana. Além disso o NAAC atua de forma política junto a instituições públicas e privadas em fóruns, associações e eventos que promovam o diálogo acerca da soberania alimentar e da agricultura familiar, agroecologia, produção sustentável e justiça social.

As atividades realizadas pelo NAAC são livres e abertas, podendo qualquer um conhecer e participar, pois a missão da equipe é disseminar e adquirir conhecimento pela troca de experiências e neste aspecto, entende-se que todos temos algo a dar e a receber.

 

img-20161210-wa0000