Transição, no sentido gramatical, social, econômico, ambiental e histórico, é transformação!
Visa auxiliar no caminho de uma agricultura convencional para uma mais sustentável, a agroecológica. Esse processo de transição pode ser mediado de diversas formas, e nós trabalhamos com as pesquisas-ações.
Um dos exemplos é a parceria entre NAAC e Versta que atua na Comunidade Rio Preto, em Sete Barras/SP, facilitando a implantação de sistemas agroflorestais agroecológicos em uma região de conflito social. Desse lugar encantador nasceu a pesquisa de doutorado de uma integrante do grupo, Suzana Alvares Rodrigues, que trata da transição agroecológica de algumas famílias da Comunidade.
Outras experiências incluem a parceria com os assentamentos da reforma agrária da Região Sorocabana.
Integração Campo-Cidade
Aproximar, conhecer, trocar e melhorar a sociedade!
Esse seguimento do GT tem o objetivo de ser ponte entre os agricultores e agricultoras no campo com as pessoas que vivem na cidade, ao ajudar na promoção de eventos de interesse para ambos, auxiliar no diálogo e, como consequência, diminuir a distância entre os dois mundos.
Uma das principais parcerias neste sentido é o SESC de Sorocaba, sempre fomentando essas experiências, como, por exemplo, a realização da Grande Feira da Agricultura Familiar, os cine debates do Eco Falante, as Feiras de Troca de Sementes, entre outros.
Para que o GT funcione, as demandas surgem de uma das partes envolvida na parceria e são pensadas pelo grupo para uma tomada de decisão. A capacitação interna e o apoio e carinho aos agricultores e agricultoras são os fatores que mais pesam nessa decisão.
Parcerias
O Núcleo conta com diversos parceiros externos que possibilita essa relação entre a Universidade e a comunidade externa. A gestão parcerias cuida dessa relação que possibilita ampliar a rede da agroecologia, fomentando atividades conjuntas.
Alguns de nossos parceiros são os Assentamentos da Reforma Agrária Ipanema e Horto Bela Vista, Quilombo Cafundó, Comunidade Rio Preto, outros grupos de agroecologia como o Timbó, Coletivo Pés Vermelhos, a Rega, no cenário político temos a Articulação Paulista de Agroecologia – APA, a Associação Brasileira de Agroecologia – ABA e a Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba e SESC Sorocaba, ABD, Garfos, entre outras entidades que compartilham dos nossos valores.