ATIVIDADES

Acesse a aba “GTs e Gestões” para saber mais sobre nossas atividades permanentes e nossa organicidade.

 

Apetividades de Férias!

Durante as férias do período letivo, fazemos duas atividades principais:

1 – Mãos na terra!

Essa atividade consiste num cronograma para cuidar das nossas áreas também chamadas de UEPA! Uma escala é feita pra que ela não fique abandonada durante o período não letivo.

Também contempla estágio de férias em propriedades com SAF e/ou que contemple nossa missão.

2 – Embasamento Teórico

Durante as férias, a equipe se divide em grupos de estudo para ler a aprender mais sobre a teoria da agroecologia. Cada grupo é responsável por pesquisar um autor referência na área e no começo do período letivo, apresentar para o restante do grupo o aprendizado adquirido com a pesquisa.

Atividades realizadas nas férias de 2016-2017

Estágio na Associação Brasileira de Agricultura  Biodinâmica – Botucatu – SP

Participante: Everton

Data Início da atividade: 07 de fevereiro de 2017

Data Fim da atividade: 24 de fevereiro de 2017

Realizada no período de 07 a 24 de fevereiro de 2017 na Associação Biodinâmica do bairro Demétria, contou com a participação de 1 pessoa do NAAC juntamente com formandos em Ciências Agronômicas da UNESP – Botucatu e Registro,  UFLA, UFGO e produtores locais e profissionais da agricultura laticínios comprometidos com o desenvolvimento sustentável e disseminação do conhecimento proposto por Rudolf Steiner por meio de conceitos antroposóficos…

Objetivos: Construir conhecimentos nas áreas de manejo de sistemas agroflorestais, produção de preparados biodinâmicos, apoio em visitas técnicas realizadas pelos consultores da ABD, Desenvolvimento teórico pratico de conceitos antroposóficos na agricultura.

Os resultados do projeto foram: Desenvolvimento nas praticas de manejo agroecologico, senso crítico, quanto ao atual sistema social economico, ecológico e acadêmico – cientifico, realização de oficinas com produtores e estudantes. Realização de palestras e debates  na area de ensino baseado no campo em suas diversas vertentes. Vivências práticas em agroecologia, conhecimentos em implantação de sistemas agroflorestais, diálogo com associações para desenvolvimento de projetos, troca de saberes, aplicação de metodologias no trabalho com comunidades.

Fotos: https://goo.gl/photos/HiNVxPcog3d6EWXP8

Projeto CAPs São Miguel Arcanjo (INCOP UNESP Assis), em parceria com o Núcleo Apetê Caapuã e o Viveiro Ka’a Kati

Participante: Raul e Margareth

Data Início da atividade: 17 de janeiro de 2017

Data Fim da atividade: 23 de maio de 2017

Realizada pela Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp de Assis, o projeto de implantação de hortas agroecológicas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) de São Miguel Arcanjo visa aliar e fortalecer a visão da agroecologia como forma de terapia e emancipação de indivíduos em situações marginalizadas ou que possuem transtorno mental.

Objetivos: Aplicação de conhecimentos teóricos sobre agroecologia em área de produção de hortaliças; integração dos participantes por meio de atividades diversas; discussão sobre a importância da agroecologia; implantação de SAF; emancipação financeira dos pacientes por meio de geração de renda.

Em etapas diversas, sempre alinhadas com os parceiros do projeto e visando ao mesmo tempo uma vivência na prática agroecológica e uma inclusão dos pacientes nas atividades, devido a suas particularidades. Elas ocorrem exclusivamente no período da manhã, das 8h às 11h. Divididas em módulos, as atividades culminarão com a implantação e manutenção de um SAF e de uma estufa de produção de hortaliças agroecológicas.

Os resultados do projeto esperados são: Vivências práticas em agroecologia, conhecimentos em implantação de agroflorestas, diálogo com associações para desenvolvimento de projetos, troca de saberes, aplicação de metodologias no trabalho com comunidades, desconstrução sobre pacientes marginalizados e suas capacidades intelectuais e sociais.

Oficina do Projeto SAF Juçara em Sete Barras/SP

Participante: Érica

Data Início da atividade: 23 de fevereiro de 2017

Data Fim da atividade: 23 de fevereiro de 2017

Realizada no dia 23 de fevereiro de 2017 na Associação Nippo-Brasileira do bairro Raposa, contou com a participação de 10 pessoas, entre agricultores, estudantes e profissionais da educação. Nela, foram trabalhadas metodologias participativas para estimular a reflexão dos agricultores sobre o projeto e os objetivos individuais e do grupo.

Objetivos: Acompanhar o entendimento dos envolvidos sobre o projeto, sobre Sistemas Agroflorestais, e visitar as propriedades para realizar entrevistas, identificar espécies e fazer propostas de manejo.

Resultados: Vivências práticas em agroecologia, conhecimentos em implantação de agroflorestas, diálogo com associações para desenvolvimento de projetos, troca de saberes, aplicação de metodologias no trabalho com comunidades.

Sistematização das Experiências dos Núcleos de Agroecologia realizada pela ABA – Associação Brasileira de Agroecologia

Participantes: todos os membros do NAAC

Data Início da atividade: 03 de março de 2017

Data Fim da atividade: 05 de março de 2017

Durante os três dias, membros de diversos Núcleos de Estudo em Agroecologia (NEAs) da região Sudeste, coordenados por membros da ABA, se reuniram para sistematizar as atividades e realizações que o Núcleo Apetê Caapuã fez desde sua origem até os dias atuais. Dessa forma, é possível criar-se uma visão geral sobre a atuação e importância do NEA para sua região e na articulação regional com outros NEAs.

Os resultados esperados são: Matriz de atividades, texto colaborativo sobre a sistematização, relatório, reunião dos antigos membros do NAAC  e ex alunos do PRONERA, culminando em produção de painel expositivo no Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).

Mais informações e fotos: https://apetecaapua.wordpress.com/2017/03/24/naac-foi-um-dos-16-neas-do-brasil-contemplados-pelo-projeto-de-sistematizacao-de-experiencias-dos-neas/

 

Anúncios