Em tempos de coronavírus, a vida pede união

A pandemia do COVID-19 chegou e fez o mundo desacelerar. Muitos comércios fecharam, as ruas estão vazias e a recomendação é de que fiquemos em nossas residências. A preocupação com nossa saúde, nossa VIDA é maior do que nunca.

Com toda essa paralisação, enxergamos a dificuldade dos agricultores familiares em comercializar seus produtos e, em conjunto, a preocupação da sociedade em relação à alimentação, desde a dificuldade devido à paralisação de escolas, restaurantes e mercados; o número de desempregados também aumentou; e estamos frente à flexibilizações nos direitos estabelecidos.

A situação que o país está vivendo exige união!

Assim, apoiamos a potencialização de iniciativas de distribuição de alimentos, pois isso produzirá efeitos positivos na agricultura familiar e na redução da fome. O momento demanda a atuação da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e a atuação dos governos municipais e estaduais, principalmente no sentido de poderem construir instrumentos de aquisição de alimentos da agricultura familiar para as ações de segurança alimentar e nutricional.

Com um único recurso podemos garantir renda para a agricultura familiar e promover a segurança alimentar por meio do acesso a alimentos saudáveis, tal como orienta o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e do Guia Alimentar da População Brasileira (a urgência da situação não deve ignorar a importância do consumo de alimentos in natura, pouco processados e de base agroecológica, evitando os produtos ultraprocessados).

Precisamos unir estratégias para o desenvolvimento do país. E nada melhor do que unir povos para que superemos isso juntos!

Assim, núcleos, fóruns, redes, articulações, movimentos e organizações da sociedade civil brasileira, que historicamente têm atuado na defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), e da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), apresentam um conjunto de propostas de combate à fome a serem implementadas, em caráter urgente e emergencial, pelos governos nas esferas federal, estadual e municipal. Abaixo seguem os documentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s