Nos dias 25 e 26 de janeiro de 2018, foi realizada a Oficina de Fitoterápicos no Sítio Mãe Terra no Assentamento Horto Bela Vista em Iperó/SP.
Maria e William cederam e organizaram o espaço para receber todas e todos os interessados em aprender um pouco mais sobre o poder terapêutico e energético das plantas com facilitação da Patrícia Apolinário, uma liderança no trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Plantas Medicinais – Cooplantas.
O curso realizado na manhã e tarde dos dois dias, foi gratuito com partilha coletiva dos alimentos nos cafés e almoços. Houve participação majoritária de mulheres, entre estudantes, agricultoras assentadas, pesquisadoras e interessadas(os) pelo saber medicinal de trabalhar com plantas.
Patrícia levou um pouco da sua experiência com a Cooperativa de Plantas Medicinais – Cooplantas, de como é o trabalho coletivo na cooperativa formada por mulheres, os métodos e cuidados com o escoamento da produção de produtos de caráter fitoterápicos, a relação do uso das plantas com o Ministério da Saúde e os desafios de cada dia.
“Esse carinho é contagioso. Muitas Marias se juntaram. Sueli, Melissa, Erica, Kelly, Larissa, enfim, mulheres com seu saber, partilhando, sorrindo, conversando. Um encontro de Gênero pode-se dizer, uma meia dúzia de homens ali, ouvindo e aprendendo junto. No partilhar das funções, dois homens na cozinha. E uma mulher vivida, estudiosa, coordenando e ensinando o que sabia: Dona Pati. Arretada, sorridente. Falando das ervas, seu manejo, seus métodos de colheita, secagem, preparo, doses, riscos, perigos, e bem-aventuranças de cada plantinha, plantada, cultivada pelas mãos do ser humano ou plantada por Deus nas matas. Aprendizado, partilha, amor, empatia e promessa de novos projetos para o futuro“.
(Joca – partilhou seus dons culinários durante todo o curso ajudando nas delícias da cozinha).
Houve partilha das experiências de cada um com o poder medicinal das plantas em suas vidas, uma partilha sobre os princípios ativos de cada planta e como isso influencia no organismo e uma oficina onde prepararam juntas(os) um xarope fitoterápico. Ao final do curso, todo o material usado durante a oficina foi compartilhado com os participantes.
“Para além de todo o aprendizado sobre o benefícios fitoterápicos das plantas, um ponto do curso foi muito importante pra mim: a abordagem do poder energético das plantas para as nossas vidas. A Patrícia falou sobre a arruda e como essa planta pode interferir no nosso corpo e na nossa energia, vitalidade. Isso me tocou muito pois minha avó sempre dava banho em nós com arruda. Também sempre me sinto leve, renovada quando vou no Sítio Mãe Terra. É um lugar especial, de renovação de energias! “
(Erica – participou do curso com coração aberto).
Texto escrito com base nos relatos dos integrantes do NAAC que participaram do curso, Erica e Joca.