NAAC foi um dos 16 NEAS do Brasil contemplados pelo Projeto de Sistematização de Experiências dos NEAS

O projeto “Sistematização de experiências: construção e socialização de conhecimentos – o protagonismo dos Núcleos e Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia das universidades públicas brasileiras” é uma iniciativa nacional proposta pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) que tem como objetivo fortalecer processos de construção participativa e socialização de conhecimentos agroecológicos. Com duração prevista de 24 meses, o projeto teve início em setembro de 2015 e tem previsão de término em outubro de 2017, sendo apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo CNPq.

O projeto tem como objetivo principal analisar as práticas de construção do conhecimento agroecológico dos Núcleos (NEAs) e Redes de Núcleos (R-NEAs) de Estudos em Agroecologia vinculados à Chamada MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq Nº 81/2013, por meio da sistematização participativa de suas experiências, além da formação em Agroecologia, da articulação de instituições e pessoas vinculadas a processos de construção de conhecimento agroecológico e de comunicação.

Todos os NEAS da chamada pública serão sistematizados, porém 16 NEAS em todo o Brasil foram escolhidos para serem Sistematizados diretamente pelo projeto.

O NAAC foi um deles, e a oficina de sistematização aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de março no Sitio São João, ao lado da UFSCar Campus Sorocaba. Estiveram presentes 31 pessoas, representando os NEAs AUÊ (UFMG), NIA (UFRRJ), NEA (IFSP), Gira-Sol (UNESP), NAAC (UFSCar), Timbó (UNESP), MUDA (SP), o Grupo Nheengatu e Arapira (ESALQ), Grupo ECOA (UFV) e o CVT GUAYI (UFSJ) e também com a presença de representantes da ANA, APA e MST.

Ao final do evento, foi gerada uma carta da sistematização, redigida pelos membros do NAAC. Você pode lê-la aqui: relato_sistematização_NAAC

Para saber mais sobre o Projeto em andamento no Brasil inteiro, acesse: https://www.facebook.com/sistematizacaodeexperiencias

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s