CARTILHA: AGROECOLOGIA NO CAMPUS


029836_CARTILHA UFSCAR 28 PAGINAS.indd

Esta cartilha é parte do projeto “Transição agroecológica em assentamentos rurais em São Paulo por meio de sistemas agroflorestais” financiado pelo PROEXT/MEC Edital 2010 com apoio do PROEX (Pró Reitoria de Extensão da UFSCAR, CNPq e PET/MEC). O objetivo desta proposta foi promover o fortalecimento da Agroecologia, junto a assentados rurais e agricultores familiares, disponibilizando e desenvolvendo conhecimento técnico e científico de base ecológica, que contribui para o incremento da biodiversidade e sustentabilidade dos agroecossistemas, o apoio ao processo de transição agroecológica das propriedades rurais, o fortalecimento da segurança alimentar, a diversificação e melhoria da renda,a redução do uso de insumos agroquímicos e a agregação de valor aos produtos. Além disso, este projeto visa fortalecer o movimento agroecológico animando, junto a outros parceiros locais, a regional Sorocabana da Articulação Paulista de Agroecologia.

Na cartilha buscamos apresentar as práticas agroecológicas implantadas em nossa área, daí o título Agroecologia no Campus, contando com a participação de estudantes da UFSCAR e de outras universidades, agricultores familiares e assentados da reforma agrária da região. Apresentamos primeiramente alguns conceitos e princípios teóricos e em seguida, o modo como foram adaptadas e realizadas em nossas vivências, com os aspectos práticos do manejo e detalhes que possam servir como referência para outras realidades. Para isso, buscamos usar ilustrações e linguagem acessível para agricultores e multiplicadores que atuam diretamente no campo.

Aproveitamos para agradecer a todos os nossos parceiros e à sociedade civil, que nos ajudaram a chegar aos resultados que ora apresentamos através desta publicação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s